Onde termina o atendimento de coaching e começa a mentoria

Há três grandes figuras relacionadas ao desenvolvimento humano, cada uma
desempenhando um papel específico e complementar.
São elas: o professor, o coach e o mentor.
O professor é o primeiro a participar da formação de um indivíduo ao passar
instruções e informações. O professor é aquele que diz o que as coisas são. Ele trabalha no nível de formação de repertório teórico do indivíduo.
O coach é aquele que está ao lado do indivíduo no momento em que ele aplica na vida a instrução que um dia recebeu. Por meio de metodologia específica e perguntas poderosas, o coach é quem trata das coisas como elas são. Ele trabalha no nível de competência do indivíduo para que esteja apto no objetivo determinado.
O mentor é aquele que dá autonomia ao indivíduo para aprender com seus próprios resultados ao adquirir maturidade e ganhar autonomia em sua área de atuação. O mentor serve de referencial, trabalhando no nível de especialização e manifestação do talento do indivíduo.
Nas empresas, por exemplo, o líder assume os três papéis no seu exercício de gestão de pessoas. No momento em que integra um novo profissional à equipe, ele deve passar instruções sobre a operação, a empresa, metas, regulamentações, funcionamento etc. Ao realizar o acompanhamento do novo profissional no dia a dia, ele assume o papel do coach ao atuar especificamente na performance para melhorar ou ajustar a competência técnica ou comportamental.
Como mentor, o líder permite que o profissional, após estar apto e com condições de dar conta do desafio, assuma mais responsabilidades na equipe, ganhando
autonomia. Como mentor, o líder proporciona ao profissional aprender com os próprios erros quando permite e o incentiva a lidar com as consequências de suas decisões.
O papel do professor, do coach e do mentor são fundamentais para a formação e
desenvolvimento humano, elevando o nível de maturidade dos indivíduos ao trabalhar repertório, competência e talento.