CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Como usar o DISC na mentoria

17/04/2017

 

 

O Disc é uma metodologia de análise de perfil comportamental muito utilizada em processos de recrutamento e seleção, descrição de cargo, processo de desenvolvimento de gente, processos de coach e também de mentoria.

 

Na Escola de Mentores utilizamos o DISC para ajudar o mentor a aprimorar sua percepção de quem ele é em sua essência e se conscientizar de seus talentos, seus pontos fracos e fortes.

 

Essa metodologia, atrelada à uma devolutiva individual realizada por um profissional capacitado, permite ao mentor entender quais são os aspectos que o motivam e desenvolver inteligência emocional em suas relações, pois acaba se responsabilizando de forma mais madura pela forma como se relaciona com as pessoas e com o mundo.

 

As pessoas se motivam por razões muito diferentes e constroem relações com o mundo de forma distinta, seja mais acolhedora ou mais ameaçadora. Cada um traz uma marca pessoal ao mundo que muitas vezes está alinhado ao propósito de vida, mas em outras pode estar desalinhada e causando estranhamento, frustração ou sofrimento.

 

O DISC ajuda o mentor a perceber de maneira bastante precisa o quanto está se distanciando de sua essência ou o tamanho do esforço que está fazendo para se adaptar à realidade atual. Além disso, recebe vários indicativos de aspectos que vem ser pontos de atenção em seu jeito de ser, pois podem fazer parte de seu campo cego.

 

Na relação entre mentor e mentorado o DISC também é uma metodologia bastante eficaz, pois acelera o entendimento de quem é o mentorado, quais aspectos precisam ser trabalhados e como o mentor utilizará a própria referência para acelerar o desenvolvimento de maturidade do mentorado.

 

O ser humano está em constante transformação e tem a possibilidade de se reinventar. Para que isso seja possível ele precisa ter plena consciência do que deve ser reinventado e do que merece permanecer intacto.

 

O processo de mentoria permite que o mentor impacte a vida de seu mentorado, o ajudando a escolher de forma mais autônoma e se responsabilizando por suas escolhas, relações e aprendizados.

 

Por isso, é de extrema importância que o mentor não se contamine nessa relação e possa utilizar o que tem de melhor dentro de si para ser referência interna na vida de seu mentorado.

 

 

Rani Peixoto é psicóloga de formação, atua na clínica seguindo a abordagem da psicanálise contemporânea. Sua paixão é trabalhar com pessoas de forma individual, respeitando sua singularidade e vocação de vida. É consultora DISC e instrutora do programa de formação de mentores.

 

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo