CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Posso ser consultor e mentor em uma mesma empresa?

01/08/2017

 

 

 

Se assim como eu, você atua como consultor de empresas no Brasil, é muito provável que em algum momento já tenha esbarrado em lacunas ligadas à gestão de pessoas, em especial no tocante ao desenvolvimento e retenção de talentos. E se como eu, você também atua com mentoring, deve ter identificado aí uma grande oportunidade para realizar um trabalho de mentoria.

 

Essa oportunidade se torna ainda mais latente naquelas situações em que você percebe que há high potentials sem direcionamento adequado, alcançando resultados muito aquém do que poderiam.  No entanto, ao propor um trabalho interno de mentoria nas empresas em que você já atua ou pretende atuar como consultor, é preciso analisar se existe a possibilidade do surgimento de conflitos de interesse. Mas quais seriam esses conflitos, e como evitá-los?

 

Primeiro, é preciso deixar claro que consultoria e mentoria são duas coisas muito diferentes, com objetivos distintos. Consultoria, em geral, visa à melhoria do resultado da empresa, com base nos objetivos e interesses definidos pelos seus diretores, enquanto o trabalho de mentoring visa o desenvolvimento da maturidade do indivíduo, com base nos seus objetivos e características individuais.

 

Em geral o conflito de interesse tende a surgir, portanto, quando os objetivos do mentorado não convergem com os objetivos da empresa. Nestes casos, normalmente a pessoa que exerce os papéis de consultor e mentor recebe de ambas as partes informações conflitantes entre si. Caso esse profissional não seja capaz de distinguir os diferentes objetivos entre os papéis que exerce, poderá deixar-se influenciar e até mesmo agir em um deles com base em informações obtidas no outro, o que seria antiético e potencialmente prejudicial para ambos.

 

Uma vez detectada a possibilidade de conflito, é aconselhável em um primeiro momento continuar o trabalho, aprofundando-se e entendendo melhor os pontos de conflito, porém buscando manter a total separação entre os seus dois papéis. Desta forma, o profissional terá mais informações para avaliar se é algo passageiro, em função de alguma situação momentânea, ou se há um risco real da situação se prolongar ou se agravar.

 

Caso a situação se mostre insustentável, é aconselhável encerrar o trabalho de mentoria, pois pode resultar em um desconforto profissional e, em última instância, até mesmo afetar sua postura mediante seus assessorados e seu mentorado.

 

Sendo assim, antes de tornar-se mentor em uma empresa na qual você presta consultoria, ou vice-versa, busque sempre avaliar cuidadosamente os riscos, e desde o início deixe claro para os envolvidos a regra do jogo. Acima de tudo, jamais quebre o sigilo existente entre você e qualquer uma das partes, mesmo após o encerramento da mentoria, caso essa ação se faça necessária. Confiança é o pilar mais importante na construção de um bom relacionamento, seja como consultor ou mentor.

 

 

Ricardo Pinto é Empreendedor, Consultor de Marketing e Mentor formado pela Escola de Mentores. Há mais de quinze anos vem desenvolvendo projetos junto a empresas de diversos setores, gerenciando e mentorando jovens profissionais.

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo