CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Como construir uma relação sólida de confiança e respeito entre mentor e mentorado?


No processo de mentoria, a relação do mentor com o mentorado é marcada pelo respeito e pela confiança. Isso permite que sejam apresentados direcionamentos em forma de conselhos, provocações, e estímulos que permitam o desenvolvimento dos talentos do mentorado, além da troca de conhecimentos entre as partes, o que enriquece o repertório de ambos os indivíduos.

E é justamente a construção dessa relação um fator decisivo no processo de mentoria.

Um mentor pode ter um vasto conhecimento tácito e dominar a ferramenta de mentoria brilhantemente. Porém, se não estiver disposto a transmitir esse conhecimento, saber ouvir, questionar e criar esse vínculo com o mentorado, certamente a mentoria não acontece.

Existem algumas técnicas e ferramentas que agregam na construção desse vínculo de respeito e confiança, e eu gostaria de compartilhar com vocês a tríade de sucesso na relação de confiança entre MENTOR e MENTORADO.

E porque TRÍADE? Do latim, trias.adis, significa um conjunto de três pessoas, segmentos ou coisas. Geralmente representada por um triângulo equilátero, cujas três partes são iguais, e juntas, sustentam ou direcionam um comportamento ou ação.

Mesmo sendo um dos símbolos geométricos mais simples e fundamentais, o triângulo abrange uma gama de significados. Ele é o símbolo da trindade dos deuses - Santíssima Trindade, em algumas culturas como a cristã e egípcia, e faz alusão também às tríades início, meio e fim e corpo, alma e espírito.

Os três lados deste triângulo são:

RAPPORT, técnica que torna o mentorado mais aberto e receptivo a troca de informações;

EMPATIA, a arte de se colocar no lugar do outro; capaz de promover mudanças profundas através da escuta ativa e da observação do mentorado, por exemplo.

META MODELO DE LINGUAGEM; conjunto de perguntas que tem como função obter uma melhor compreensão do modelo de mundo do mentorado.

Os novos mentores que aplicam essa tríade no inicio da mentoria aumentam, consideravelmente, as chances e rapidez da criação do vinculo. E mais, um vínculo verdadeiro e genuíno, de respeito e confiança mutua, na qual o conhecimento segue uma via de mão dupla, enriquecendo o aprendizado, troca de vivências e a admiração por alguém que está ali, 100% disposto a fazer a diferença na vida de mais um novo talento.

Leonardo Oliveira é Supervisor Administrativo em uma Metalúrgica, graduado em Administração, pós graduado em Finanças Corporativas, Master practitioner, empreender, treinador de PNL na Receita Federal e Mentor formado pela Escola de Mentores.

Leia também no blog
Artigos Relacionados
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

contato@escoladementores.com.br

WhatsApp: 11 99218-2969