CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

A Busca da Felicidade é o Combustível que Move a Humanidade

 

É a felicidade que nos motiva e até nos força a fazer a maioria das coisas.  Estudar, trabalhar, juntar dinheiro, construir uma casa, realizar coisas, viajar, gastar dinheiro, querer casar, ter filhos,etc.... Ela nos convence que cada uma dessas conquistas é a coisa mais importante do mundo e nos dá disposição para lutar por elas. Mas parece que tudo isso não passa de ilusão, pois a cada vitória, surge uma nova necessidade.

 

Então, fica a pergunta: o que fazer para sermos felizes? Como podemos conquistar a felicidade? Tão difícil quanto responder essas perguntas é entender que Felicidade não é algo que se compra, nem se eterniza, pois além de tudo, ela é dinâmica e diferente para cada pessoa.


Mas, afinal, o que é Felicidade?


Desde a Antiguidade clássica os filósofos faziam reflexões sobre a Felicidade. Para Aristóteles por exemplo, Felicidade dizia respeito a você estar equilibrado, em harmonia e praticando o bem. Para Epicuro, a Felicidade só era conseguida se você satisfizesse todos os seus desejos.


Do ponto de vista etimológico, a palavra Felicidade vem de Felix, que em latim significava, fértil, frutuoso, aquilo que dava frutos. Nos mapas mais antigos, foi encontrado o termo Felix Arábia para designar no Oriente Médio, as terras fecundas em contraste com as terras desérticas. Pertence também a essa mesma origem, a palavra filo, significando filhos, femina, palavras que dizem respeito a fecundidade e a bem-estar.


Do ponto de vista conceitual, encontramos também que Felicidade é um estado de quem é feliz por ter uma sensação de bem-estar e contentamento. Pode ocorrer por motivo especifico em momento durável de alguma satisfação onde o indivíduo se sinta realizado e que não tenha nenhum tipo de sofrimento. Na prática a felicidade é feita de várias emoções e sentimentos por um sonho realizado, por um desejo atendido.


Freud dizia que todos nós somos movidos pela busca da felicidade, mas que isso era utópico, uma vez que no mundo real, todos temos fracassos, portanto o máximo seria as pessoas terem apenas alguns momentos felizes.


A Psicologia também vem se dedicando muito a ela e investiga bastante sobre as emoções positivas. O tema Felicidade sempre foi desprezado pelos cientistas, mas na última década, um número cada vez maior deles, alguns influenciados pelas ideias de religiosos e filósofos tem se esforçado para decifrar os segredos da felicidade tentando entender o que nos torna mais ou menos felizes e qual a forma ideal de lidar com a ansiedade que causa essa busca.

 

Essa busca frenética por ser feliz é o desejo de todos e muitas vezes tem sido confundida com euforia, e em nome dessa euforia as pessoas acabam fazendo coisas que mais prejudicam do que trazem felicidade,  haja visto o uso abusivo de drogas, álcool, fármacos etc... “A depressão é o mal de uma sociedade que quer ser feliz a qualquer preço” afirma o escritor Pascal Bruckner, autor do livro “A Euforia Perpétua”. 

 

Uma outra questão relacionada a Felicidade, que temos visto hoje em dia, é o imenso desejo que as pessoas têm de parecer  felizes, bem sucedidos, de estarem bem acompanhados, no meio de muitos amigos, em viagens, em restaurantes, nas baladas, nos melhores eventos, tudo isso retratado em selfies e devidamente postado. O sucesso das redes sociais são a comprovação desse desejo de parecer ser feliz. Basta ver as declarações no Facebook que se fazem, como exemplo, “ ao meu querido e amado filho”, mesmo que ele tenha apenas 3 anos e esteja longe de saber ler. Parece que vivemos numa época em que ser feliz, é uma obrigação e quem não possui essa felicidade, é fracassado, está abaixo das expectativas e muitas vezes é rejeitado.

 

O que faz as pessoas realmente felizes?

 

A Psicologia tradicional pouco ajudava nesse sentido porque seu foco era rotineiramente dirigido aos aspectos negativos das pessoas, seus problemas, entre eles a tristeza e a falta de felicidade.

 

A grande virada veio com Martin Seligman e colaboradores no final dos anos 90 quando assumiu a presidência da APA. Ele decidiu procurar entender o que fazia com que algumas pessoas estivessem acima da média no quesito bem estar, contentamento, felicidade , mesmo vivendo em ambiente compatível com os demais.  Ele passou a dar ênfase aos aspectos positivos e não aos aspectos negativos da vida das pessoas.  Essa contribuição foi significativa para o surgimento do que hoje é chamado de Psicologia Positiva e o grande diferencial não é ter inventado o estudo da Felicidade, mas de tê-lo feito em bases científicas, no que conta atualmente com as inestimáveis contribuições da neurociência. 

 

Será possível medir nosso nível de Felicidade?

 

Esse será um dos aspectos relevantes a serem abordados no nosso encontro na Escola de Mentores correlacionando-o com Propósito, Maturidade e Mentoria.

 

Ana Maria de Morais é pedagoga com estudos no exterior (EUA/França) por 2 anos.  Pós graduada em Terapia Familiar Relacional Sistêmica pelo Instituto Sistemas Humanos.
Certificada em Mentoring & Coaching Holo-Sistemico ISOR e Woman to Be com creditação internacional pelo ICF -Professional, Self & Life. Certificada em Mentoria pela Escola de Mentores. Atua como franqueada Woman to Be em Coaching para Mulheres e como voluntária na Associação Criança Brasil
.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo