CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

A importância e o papel da mentoria no aprimoramento dos jovens líderes

 

“Você será reconhecido não apenas pelas suas realizações,

 mas pelos líderes que ajudar a formar.”

Sidnei Oliveira

 

Dentro de um cenário recheado de transformações intensas no ambiente corporativo, o desenvolvimento da liderança da geração Y tornou-se um ponto importante a ser discutido dentro das Organizações. O processo de mentoria, dentre outros recursos, surge como estratégia organizacional para ajudar no desenvolvimento destes jovens líderes.

 

De acordo com a pesquisa divulgada pela Deloitte, esta geração representará  75% da força de trabalho em 2020 e grande parte desses jovens ocuparão cargos de liderança, influenciando de forma definitiva a cultura organizacional. Diante deste contexto, é necessário que as empresas se preparem e desenvolvam estes jovens líderes disponibilizando um modelo de liderança mais adequado às necessidades atuais.

 

Entretanto, o principal desafio hoje das empresas é desenhar novos programas de gestão para esta nova geração que representará mais da metade da força dentro de alguns anos. Segundo pesquisa do Hay Group, somente 26% das empresas têm programas estruturados que consideram importantes para o desenvolvimento da gestão e retenção de talentos.

 

Há a necessidade das empresas reformularem seus programas de desenvolvimento, incluindo um programa estruturado e sério de mentoria com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da maturidade dos jovens líderes, trabalhando o engajamento e retenção desses high potentials.

 

Quando o jovem líder tem à sua disposição um mentor preparado para conduzir seu processo de mentoria, vemos que o mais veterano ajuda no desenvolvimento de suas habilidades, talentos, relacionamentos interpessoais e incentiva a aprendizagem de novos conhecimentos e técnicas.

 

A falta de experiência também é um item a ser trabalhado dentro da gestão da liderança jovem através da mentoria. Sidnei Oliveira, relata em seu livro “Mentoria” que além de seus conhecimentos técnicos e de toda informação, estes jovens precisam de um conhecimento mais específico, que seria o conhecimento tácito, “que apenas os mais velhos possuem, fruto de todas as experiências acumuladas em suas vidas.”

 

Investir em programas de mentoria e na liderança destes jovens, além de ser uma decisão sábia para o futuro da empresa, é um investimento que ajudará a preparar e preservar os profissionais que as empresas querem manter.

 

 

Daniela Maia Barchi é Educadora, Pós graduada em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Organizacional. 
Certificada em Mentoria pela Escola de Mentores. Atua em uma grande instituição financeira e é voluntária no Instituto Unibanco (Projeto : Estudar Vale a Pena). Recentemente desenvolveu em sua monografia um projeto de pesquisa com o intuito de conhecer os desafios de uma nova geração de líderes nas organizações. 

 

 

 

 

Referências

 

BARCHI, Daniela Maia. Geração Y: Uma Nova Geração de Líderes no Mercado de Trabalho. 2017. Monografia (Pós-graduação em Psicologia Organizacional) – Universidade Paulista, São Paulo. 2017.

 

OLIVEIRA, Sidnei. Mentoria: Elevando a maturidade e Desempenho dos Jovens. São Paulo: Integrare, 2015.

 

-. [Pesquisa disponibilizada a Internet]. Disponível em:< http:// www.deloitte.com.br >. Acesso em: 08 ago.2017

 

-. [Pesquisa disponibilizada a Internet]. Disponível em:< http:// www.haygroup.com>. Acesso em: 08 ago.2017

  

 

 

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

contato@escoladementores.com.br

WhatsApp: 11 99218-2969