CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

8 Reasons Why... Mentoria!

 

Inspirado no estudo do relatório da Deloitte sobre as Tendências do Capital Humano Global que sugere reescrever as regras para a era digital e também em intrigantes influenciadores que acompanhei este ano pelas conferencias como o CONARH, CBTD, HSM e também aqui em suas páginas no LinkedIn, quero compartilhar com vocês os meus insights dos 8 motivos pelo qual a Mentoria será crucial na estratégia de gestão do Capital Humano rumo ao final desta década:

 

1- Treinamento (Training) : A mentoria além de ser uma competência é uma ferramenta poderosa se utilizada estrategicamente, por quem a estuda e conhece a sua aplicação eficaz, no programa de treinamento e desenvolvimento: A cultura corporativa é um diferencial para as empresas de alta performance e por isto, o programa de onboarding precisa de maneira rápida e eficaz potencializar as core competencies propostas pelos valores de uma empresa que impactam diretamente o branding desta no mercado que para se manter competitiva precisa que seu time alcance juntos a sinergia de uma lucratividade que seja digna dos investidores manterem seus investimentos na empresa garantindo longevidade destas num mundo de constante atualização tecnológica. Além disto, poucas empresas investem qualitativamente em programas para a experiência dos jovens aprendizes e estagiários pois os consideram mão-de-obra barata, temporária e irritante, mas se esquecem que estes jovens da geração millennials estão dominando a internet e a economia, veja por exemplo o artigo publicado pela Forbes em Setembro de 2017 que contraria vários mitos equivocados. Quem serão eles amanhã e qual o peso das escolhas que estes terão para as marcas que os desdenharam? Já os programas de trainees falham muito por se embasarem num modelo de educação norte-americano onde a formação depois do ensino médio se dá em colleges e universities e os trainees geralmente provém de cursos universitários e não de colleges. Quando o assunto é high potentials muitos profissionais de RH se perdem com metodologias e avaliações que talvez consigam mapear alguns indicadores mas que olham apenas para o desempenho e não para a maturidade. A mentoria resgata o olhar para as atitudes que compreendem autonomia, maturidade, resiliência, persistência, determinação e frustrações, por isto é uma ferramenta cada vez mais usada nos programas de desenvolvimento de competências para a liderança do mundo VUCA.

 

2- Motivação (Motivation): O engajamento motivacional é potencializado pela ação do mentor diretamente com os seus mentorados no desenvolvimento da maturidade destes que consequentemente ampliam o auto-conhecimento de suas potencialidades e os esforços para atingir seus objetivos profissionais em busca do que elegeram como reconhecimento.

 

3- Conselho (Advice): É mais que uma opinião que alguém dá para o mentorado sobre o melhor a ser feito em uma situação particular; o mentor conhece e presta atenção no mentorado e nas situações desafiadoras e sabe conduzi-los pelo próprio exemplo sustentado numa relação baseada em confiança.

 

4- Sucesso (Success): O segredo do sucesso de líderes e empreendedores está nos 'truques' que os deram relevância e para assimilar este conhecimento os mentorados precisam ficar atentos ao expertise de seus mentores. O líder que vai mentorar precisa entender que o programa de mentoria possui metas relevantes para a sustentabilidade do negócio tão importante quanto as metas financeiras, de produção, vendas e qualidade e um programa de mentoria bem-estruturado consegue evidenciar este ponto.

 

5- Direção (Direction): O engajamento emocional dos colaboradores é potencializado quando os mentores despertam a percepção dos mentorados de que eles são inspirados pela empresa na qual trabalham através de uma liderança que direciona-os para escolhas mais maduras e embasadas em seus propósitos, alinhadas com a cultura corporativa e os objetivos da empresa em cada ciclo de negócios.

 

6- Coaching: O papel do mentor é diferente mas complementar ao do coach e do professor e ou instrutor no desenvolvimento do potencial humano. Os colaboradores de RH precisam compreender os vários tons que existem na educação corporativa.

 

7- Suporte (Support): A Neurociência está trazendo grandes contribuições para o Marketing no objetivo de entender as necessidades dos clientes, despertar a percepção destes para a qualidade, encantá-los e cultivar um relacionamento de co-propsperidade com eles. A NeuroMentoria começou a fazer conexões entre os estudos neurocientíficos e a mentoria para dar suporte científico às organizações para entenderem melhor as relações entre o People Analytics, Employee Value Proposition e Employee Experience.

 

8- Objetivo (Goal): Quanto mais claros forem os benefícios trazidos pelos programas de mentoria para o negócio da empresa, maior será o apoio dado a eles. Todo programa de mentoria bem desenhado tem objetivos de aprendizagem definidos. Eles são essenciais para o desenho institucional, mas não suficientes para explicar a fundamentação do investimento aos líderes de negócio.

 

Será que o programa de mentoria é a solução certa? Mesmo com as 8 razões que eu listei acima, o fato de um líder ter pedido um programa de mentoria não significa que esta é a melhor solução ou a solução correta alinhada à estratégia corporativa. Desta forma, a Escola de Mentores é uma instituição de educação corporativa que além de formar mentores também dá consultoria sobre a aplicação da mentoria e traduz as necessidades do negócio em um programa de mentoria adequado às necessidades de instituições de todos os tipos. Visite a nossa página aqui no LinkedIn, curta e siga nossa página ou entre para o nosso seleto Grupo de MentorLovers aqui no LinkedIn. Se você navega também pelo Facebook nos encontrará na página da Escola de Mentores e no Grupo Aberto da Escola de Mentores.

 

Gostaria muito de conversar mais sobre este assunto com você. Se lhe interessar, entre em contato comigo pelo e-mail jacob@escoladementores.com.br

Comente o artigo, compartilhe com seus colegas e entrem em contato para conversarmos mais! 

 

 

João Carlos Jacob é Profissional de Educação Corporativa e RH, Mentor Associado da Escola de Mentores, Professional Leader Coach, Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano e Metodologia 6D para T&D.

 

 

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo