CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Mentores ou “palpiteiros de plantão”?

12/09/2019

O título lhe chamou a atenção? Foi essa a intenção mesmo! Tenho observado, com grande preocupação que podemos estar prestes a viver no mercado de mentoria a mesma banalização que vivemos no mercado do Coaching. O termo "mentoria" vem sendo utilizado de forma crescente, alicerçando-se, quando muito, na experiência/vivência de alguns profissionais de mercado. Sem dúvida, para exercer a atividade de mentoria, segundo o especialista na área Sidnei Oliveira, um requisito essencial é a experiência do mentor na área/atividade do mentorado.

 

 

Entretanto, este requisito por si só não basta para que o profissional passe a se intitular mentor. É preciso que ele conheça do processo de mentoria, que se prepare para exercer a atividade de forma adequada e efetiva. Conhecimento sobre comportamento humano e o discernimento entre o processo de mentoria e outros processos de desenvolvimento são fundamentais para uma condução adequada. Confusões conceituais, atribuindo a alguém a quem buscamos aconselhamento, o papel de mentor, em minha opinião serão daqui para frente cada vez mais frequentes.

 

A experiência/vivência é o que o mentor tem de mais rico a oferecer ao mentorado, mas respeitando o contexto deste e como uma referência, não como uma verdade absoluta e um jeito único de lidar com esta ou aquela situação. Além disso, o mentor precisa estar vigilante para não se deixar levar pela soberba e desconsiderar as necessidades e dificuldades do mentorado.  

 

No campo das organizações então, temos os líderes sendo surpreendidos com mais este papel, depois de gestor, líder, coach, agora ele também precisa ser mentor. E, neste ambiente corre-se um risco maior ainda de se considerar que apenas a expertise técnica e uma posição hierárquica superior seja suficiente para transformar do dia para a noite os líderes em mentores.

 

Fica aqui um convite à reflexão de como em tempos atuais as pessoas e organizações assimilam e se rendem a novas técnicas sem questionar a preparação de profissionais que se vendem com maestria nas mídias sociais. Cabe a cada um de nós buscar informações, para que ao invés de referências importantes para nossa tomada de decisão, venhamos a nos abastecer de meros palpites, opiniões.

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo