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Acabe com as chefias avassaladoras implantando o mentoring na sua empresa

 

 

 

Você sabe o que são as chefias avassaladoras? Essa nomenclatura representa
os chefes que expõem seus subordinados a situações humilhantes e
constrangedoras continuamente no ambiente de trabalho, ou seja, representa
uma violência psíquica exercida sobre o subordinado. O comportamento das
chefias avassaladoras é característico do assédio moral ou mobbing.


O mobbing praticado pelo chefe é chamado de assédio moral vertical
descendente, esse tipo é o mais recorrente dentro das empresas. Tenho certeza
que você já escutou algum parente, amigo ou vizinho reclamando que o chefe a
ofendeu, rebaixou, humilhou ou desvalorizou ele próprio ou algum colega de
trabalho sem um motivo real, ou seja, apresentou um comportamento de
perseguição injustificada, apenas para causar o desiquilíbrio emocional do
subordinado, resultando em problemas emocionais sérios, como, por exemplo a
depressão.


Alguns exemplos clássicos desse comportamento tóxico dos avassaladores é
repreender um funcionário na frente dos demais colegas, expor um funcionário
ao ridículo porque não conseguiu alcançar as metas estipuladas, criar
indicadores de tarefas e desempenhos impossíveis de alcançar, obrigar o
subordinado a trabalhar doente, entre outros.


Também existe o assédio moral vertical ascendente, que ocorre quando um ou
mais subordinados se reúnem para perseguir o chefe, isso normalmente
acontece porque o chefe é novato e inexperiente ou não tem tanta habilidade
com pessoas, por isso demonstra insegurança e falta de controle dos
subordinados. Esse tipo de assédio também fica evidenciado quando um
colaborador em específico tem privilégios ou proteção de alguém da alta
administração e utiliza isso contra o chefe.


É possível encontrar dentro da empresa outro tipo de assédio, o assédio moral
horizontal, que acontece entre funcionários do mesmo nível hierárquico, ou seja,
colegas de trabalho com funções similares em uma mesma área. Nesse caso, o
comportamento avassalador é resultado do ciúme, rivalidade e preconceito, os
colegas atacam o outro sem piedade, especialmente quando encontram uma
fragilidade emocional.


Esses comportamentos avassaladores podem causar danos à saúde dos
funcionários vítimas do assediador, tanto psicológicos quanto físicos, como, por
exemplo, estresse, síndrome de pânico, depressão, fadiga, dermatites, dores de
cabeça, desenvolvimento de câncer, entre outros. Bem como, prejuízos
financeiros caso o trabalhador seja coagido a pedir demissão sem ter outro
emprego em vist.

.
Você viu como uma escolha malfeita na liderança pode ocasionar problemas
seríssimos dentro das empresas? Seja pela falta de perfil para lidar com pessoas
ou pela falta de experiência na função, todos os lados sofrem consequências
físicas, psicológicas ou financeiras. Nesse sentido, a implantação de um
programa de desenvolvimento de lideranças na empresa é essencial para
preparar os futuros líderes.


Dentre as estratégias de desenvolvimento que podem ser adotadas pela
empresa podemos incluir o processo de mentoring, de acordo com a autora do
livro “Mentoring: prática & casos” Rosa Bernhoeft, existem algumas etapas para
a aplicação dessa técnica. A primeira etapa é denominada alinhamento, onde
acontece a definição dos objetivos, resultados esperados, prazos,
responsabilidades, processo de comunicação. Assim como, são escolhidos os
mentores e mentorados de acordo com a necessidade da empresa.
Em seguida é realizada a etapa de sensibilização ou aproximação, dando início
a divulgação do projeto para os mentores e os mentorados, esclarecendo o papel
de cada participante no processo e enfatizando os benefícios tanto pessoais
quanto profissionais para ambos. A terceira e quarta etapas do mentoring
envolve a capacitação dos mentores e preparação dos mentorados,
respectivamente. Nesse momento, são apresentados o conceito de mentoring,
a relação entre o mentor e o mentorado, o funcionamento do processo e o
formato das avaliações e acompanhamento.


A próxima etapa é a execução propriamente dita do mentoring, com encontros
programados para troca de conhecimentos e aprendizados, essa etapa pode
durar quanto tempo for necessário para a conclusão do objetivo. A penúltima
etapa é denominada compartilhamento, pois é realizado o balanço da relação,
dos ganhos, dos resultados das ações implementadas e das redefinições.
Também acontece o acompanhamento dos processos em andamento, bem
como, é oferecida oportunidades para experimentação de competência por meio
de abordagem prática.


Por fim, temos a etapa de conclusão ou afastamento, que marca o fim do
processo de mentoring, nessa fase temos a desvinculação entre mentor e
mentorado, a promoção do feedback de fechamento, o levantamento de
sugestões para novos programas e a avaliação da dinâmica do mentoring. Além
desse programa especifico o mentor pode ajudar na escolha das pessoas com
melhor perfil para liderança e no desenvolvimento das trilhas de aprendizagem
de acordo com os temas necessários para a formação dos líderes.


Por exemplo, uma trilha de aprendizagem para lideranças pode incluir o
desenvolvimento de competências como gestão da mudança, visão sistêmica,
autodisciplina, equilíbrio emocional, motivação, negociação, delegação, gestão
de conflitos, foco, gestão do tempo, reuniões produtivas, comunicação eficiente,
trabalho em equipe, gestão de resultados, planejamento, gerenciamento de
prazos, gestão de pessoas, indicadores de desempenho, entre outros
relacionados ao funcionamento da empresa.


Essas competências técnicas e comportamentais são essenciais para um ótimo
líder e o mentor pode ajudar a desenvolvê-las de acordo com a sua vivência.
Nesse sentido, com o apoio do mentoring as empresas vão escolher e preparar
líderes de sucesso, que por sua vez, não se tornarão ou impulsionarão o assédio
moral no ambiente de trabalho.

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