CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Como usar mentoria em programas de integração de novos colaboradores

15/02/2017

 

Todo profissional que entra na empresa passa por um período de ambientação até que esteja inserido totalmente na nova cultura, dominando fluxos, processos, atividades etc. O que muitas empresas fazem é proporcionar ao recém-chegado um programa mediado de integração com o objetivo de facilitar esse período pelo qual todo novo colaborar passa.

 

O que as empresas mais eficientes estão fazendo é usando a mentoria para acelerar ainda mais esse período de integração, que em geral dura de 30 a 90 dias, buscando reduzir ao máximo esse prazo. Isso porque profissionais mais bem integrados à cultura da companhia alcançam os níveis de desempenho esperados mais rápido.

 

Para fazer isso, a empresa designa um mentor para cada novo colaborador que irá acompanha-lo neste período de integração, acelerando a curva natural de maturidade dele.

 

Como resultado desta mentoria, o novo colaborador consegue absorver o legado da companhia através da transferência de conhecimento do mentor (o mesmo conhecimento que o novo colaborador levaria muito mais tempo para adquirir ao longo do tempo na empresa), tornando-se autônomo para seguir trilhando seu caminho.

 

A mentoria, portanto, traz um efeito colateral importantíssimo para o novo colaborador: a integração rápida minimiza ou até anula hesitações e dúvidas de permanência na empresa.

 

Consequentemente, a empresa mantém controlado seu índice de turn over, trabalhando a retenção dos colaboradores por meio da mentoria.

 

Em tempos de alta competição e cintos apertados, o que tira o sono dos executivos de RH é encontrar as melhores estratégias para diminuir a perda de profissionais, o grande capital da companhia.

 

O fato é: perder pessoas, todas as empresas perdem. A questão é como fazer para não perder as pessoas erradas. E nisso, a mentoria é uma grande aliada para as empresas.

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo