CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Confira as principais vantagens do mentoring para lideranças

 

O trabalho de um líder é muito complexo, pois envolve tarefas relacionadas tanto a gestão de pessoas quanto a gestão de resultados, portanto exigem habilidades e competências diferentes de uma mesma pessoa. É muito difícil encontrar um funcionário preparado para liderança que possua essas duas características em primeiro momento.

 

Portanto, um líder de sucesso deve possuir formação acadêmica, experiências, vivências e competências técnicas condizentes com sua função, bem como competências comportamentais, pois um líder precisa ter uma relação humanizada com sua equipe, contratar as pessoas certas para os lugares certos, identificar as melhores qualidades de cada membro da equipe e aloca-los nas tarefas correspondentes, identificar os gaps de competências e promover o desenvolvimento das pessoas, direcionar as pessoas, delegar tarefas, dar e receber feedback construtivo, entre outras funções.

 

Infelizmente, muitas empresas ainda promovem ótimos colaboradores na área técnica para cargos de liderança, devido uma deficiência no modelo de plano de carreira implantado, mas não basta saber tudo sobre a empresa e seus processos, é necessário também gerir pessoas. Um líder ruim pode gerar muitos prejuízos para uma empresa, como, por exemplo, aumento da rotatividade e absenteísmo, redução da produtividade, criação de um clima organizacional ruim, processos por assédio moral, acidentes de trabalho, aumento das doenças ocupacionais, entre outros.

 

Analisando a realidade das empresas na atualidade podemos destacar alguns dos principais problemas relacionados aos líderes, como a dificuldade para transmitir conhecimento, pois eles têm medo de perder o poder que a detenção do conhecimento falsamente oferece. Também existem os líderes com pouca habilidade para envolver a equipe na cultura da organização, muitas vezes porque ele não compreende o modo de ser da empresa.

 

Problemas ao oferecer feedback, em especial quando o feedback é negativo, é uma falha recorrente entre os líderes, pois eles não sabem como abordar o assunto sem ofender os membros da sua equipe, ou fazem o feedback de qualquer jeito transformando uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em um instrumento de assédio moral.

 

Ou ainda, a falta de confiança, lembre-se que para uma liderança dar certo é necessário criar uma relação de confiança entre o líder e os liderados, quando um líder não confia na sua equipe não consegue delegar tarefas, fica desconfiado da capacidade dos subordinados e centraliza tudo nele. Também existe a situação inversa, quando os liderados não confiam no líder, eles sentem medo e insegurança, perdem o respeito, não realizam as tarefas de acordo com o solicitado, são insubordinados, entre outros, nesse caso, o líder não representa uma referência para seus liderados.

 

Encontrar um líder não é uma tarefa fácil, nesse sentido as empresas precisam investir em formação e desenvolvimento de líderes internamente. Pare e pense, contratar um líder com experiência e sucesso na concorrência poderia ser uma ótima solução, né? Mas, pode gerar muitos custos e conflitos devido as diferenças culturais entre as empresas.

 

Diante disso, preparar colaboradores que tem perfil para os cargos de liderança pode gerar mais sucesso, lembre-se que pessoas já inseridas na cultura organizacional, conhecem os processos e funcionamento da empresa, entre outros detalhes. Então, o foco é criar um plano de desenvolvimento individual alinhado com uma trilha de aprendizagem para desenvolver as competências técnicas e comportamentais ausentes ou deficientes nesses candidatos.

 

Tanto no plano de desenvolvimento individual quanto na aplicação das trilhas de aprendizagem os mentores podem ajudar na preparação de novos líderes, pois no processo de mentoring existe uma troca de experiências e conhecimentos entre o mentor e o mentorado, isso ajuda o líder a desenvolver esse hábito do dia a dia da sua equipe de trabalho.

 

Quando o líder tem um mentor que já trabalha na empresa em níveis hierárquicos maiores tem a oportunidade de conhecer melhor os fundamentos da cultura organizacional, podendo depois repassar esse modo de ser da empresa aos membros da sua equipe. É importante mencionar também que no trabalho entre o mentor e mentorado existe uma troca constante de feedback positivo e construtivo, bem como o mentor normalmente tem muita experiência nesse tema e pode dar ótimas dicas para o mentorado.

 

Com o processo de mentoring o líder aprende a aceitar o próximo sem preconceitos, respeitando as diferenças, aprende a ter uma escuta ativa e aconselhar os liderados. Nesse processo o líder tem o mentor como uma referência, respeita e tenta imita-lo, isso pode ajudar para que ele se torne também uma referência ou modelo para os seus liderados. Portanto, a aplicação do mentoring para lideranças dentre das empresas é uma vantagem competitiva diante de um mercado tão concorrido.

 

 

José Rodolfo Grou

É consultor, Coach, Palestrante, Mentor e Facilitador em programas de formação profissional em empresas nacionais e multinacionais.Tem experiência de mais de 18 anos em implantação, reestruturação de RHs, desenvolvimento de cultura organizacional com base na metodologia GPTW- Great Place to Work (com passagem em empresas como Gazin, Grupo Ferrari e Zagatto, e outras premiadas entre as Melhores do Brasil).
Desenvolvimento de empreendedores e executivos em liderança através de metodologias de Coaching, Mentoria e Inovação diretamente do Vale do Silício.

 

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Rua Nova York, 350, Brooklin - São Paulo

contato@escoladementores.com.br

Tel: 11 2364-9572
      11 2364-9564
        11 99218-2969

Nas proximidades

Restaurantes
 

Raízes (Self service)
Rua Nova York 945 - Brooklin Paulista

Zait Gastronomia (Self service)

Av. Portugal, 624 - Brooklin Paulista

 

Fritos & Assados (À la carte)

Rua Nova York, 570 - Brooklin Paulista

Café Indiano (À la carte)

Av. Pr Antônio José dos Santos, 297 - Brooklin Paulista

Hotéis

 

Astron Baden Baden

R. Vieira de Morais, 300 - Campo Belo

Hotel Premium Flats

R. Indiana, 1165 - Brooklin Paulista

 

Estanplaza Berrini

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 853 - Brooklin Novo

Hotel Ibis - Morumbi

Torre I - Av. Roque Petroni Júnior, 800 - Brooklin Novo