CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

O ambiente de trabalho e suas 5 gerações de profissionais

15/02/2017

 

O contexto atual está um pouco diferente de tudo o que a sociedade viveu em termos de expectativa de vida nos últimos tempos. Antes, as pessoas tinham uma expectativa de vida na casa dos 65 anos de idade no Brasil. A realidade de hoje beira 80 anos - pra mais.

 

Essa diferença de 15 anos abriu espaço para novas configurações do cenário em que vivemos. Há 30 anos falávamos em 3 gerações convivendo ao mesmo tempo. Hoje falamos em 5 gerações. Para efeito de explicação, costuma-se contar uma geração a cada 20 anos. Ou seja, isso se dá cada vez que um jovem ingressa ao mercado de trabalho por volta dessa idade (levando em conta uma observação de comportamento social entre vários países).

 

Então, voltando à nossa conta dos 80 anos de expectativa de vida temos: pessoas com mais de 80 anos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com mais de 40 anos, pessoas com mais de 20 anos e pessoas com menos de 20 anos, totalizando 5 gerações convivendo simultaneamente.

 

Esse contexto novo traz consigo algumas coisas interessantes. A primeira delas é que os profissionais mais veteranos, que antes iniciavam suas carreiras perto dos 20 anos e se aposentavam aos 60, não estão mais deixando o ambiente de trabalho. Ao contrário, mantêm- se produtivos, ativos e muito experientes.

 

Os mais jovens, que antes sucediam os veteranos naturalmente, continuam ingressando nas empresas através de programas de aprendizes, estagiários e trainees, encontrando outras formas de conquistar suas posições de trabalho. Na condição de novatos, isto é, pessoas com pouca experiência, é notável a carência de referenciais, aconselhamento e instrumentos que consigam direcioná-los em um mercado diferente de tudo o que já vivemos.

 

Essa nova configuração demandou alternativas de ajuda profissional, como a mentoria.

 

Com o objetivo de acelerar a maturidade do novato e fazer a gestão do conhecimento do veterano, a mentoria se encaixa como um excelente processo de mediação de falhas, aprendizados e experiências, resultando inclusive em uma nova acomodação de papéis.

 

Esse legado dos mais veteranos com sua disposição de disponibilizar experiências através de processos de mentoria é o que levará os jovens de hoje a serem profissionais e indivíduos mais maduros e autônomos de amanhã.

Please reload

Leia também no blog
Please reload

Artigos Relacionados
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

contato@escoladementores.com.br

WhatsApp: 11 99218-2969