CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Qual o papel da mentoria em programas de jovens talentos


Uma das portas de entrada dos jovens no ambiente corporativo são os programas de estagiários e trainees. Esses são grandes investimentos que as empresas têm feito no desenvolvimento profissional dos jovens.

O foco destes programas, mais especificamente os de trainees, é de preparar os profissionais com alto potencial para assumirem posições estratégicas dentro da empresa após o calendário de desenvolvimento.

Também conhecidos muito como high potentials, esses jovens profissionais são encarados como grandes apostas pelas companhias. Durante o período do programa de trainee, eles são preparados em um ritmo mais intenso para que acelerem seu desenvolvimento e assumam prontamente desafios em, possivelmente, posições de liderança.

Muito preparados academicamente e com pouca experiência prática, esses jovens potenciais são expostos a diversas situações e desafios do dia a dia para que adquiram mais vivência e ganhem mais repertório prático para levarem consigo para a futura posição após o programa.

O que as empresas esperam ao estruturar programas dessa maneira é que o jovem potencial aprenda os macetes que só a experiência pode proporcionar, ganhando mais autonomia para liderar, tomar decisões etc. Resumidamente, ganhem maturidade.

Uma maneira muito eficiente para acelerar a curva natural de aprendizagem do jovem é coloca-lo ao lado de alguém mais experiente, que já tenha passado pelas mesmas situações.

Líderes mais veteranos da companhia são excelentes referenciais para esses jovens, pois um dia passaram pelos mesmos desafios, aprenderam muito com suas falhas e conhecem “atalhos”, encurtando de certa forma o caminho para esses jovens.

Colocar dois profissionais para trabalharem juntos dessa maneira é muito eficiente quando há um programa estruturado de mentoria. Mentor e mentorado são preparados para aproveitar ao máximo a experiência da mentoria e resultados efetivos são observados mais rápido.

Cada vez mais as empresas compreendem que todo o trabalho de mentoria é focado na aceleração de maturidade do jovem através da transferência do conhecimento tácito do veterano adquirido ao longo de muitos anos de experiência.

Mais ainda, as empresas entenderam que o foco da mentoria é também procurar a retenção deste jovem profissional com alto potencial dentro da companhia para ser sucessor em posições estratégicas.

Leia também no blog
Artigos Relacionados
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

contato@escoladementores.com.br

WhatsApp: 11 99218-2969