CONTE SUA HISTÓRIA

SEJA MENTOR

Como usar mentoria em programas de integração de novos colaboradores


Todo profissional que entra na empresa passa por um período de ambientação até que esteja inserido totalmente na nova cultura, dominando fluxos, processos, atividades etc. O que muitas empresas fazem é proporcionar ao recém-chegado um programa mediado de integração com o objetivo de facilitar esse período pelo qual todo novo colaborar passa.

O que as empresas mais eficientes estão fazendo é usando a mentoria para acelerar ainda mais esse período de integração, que em geral dura de 30 a 90 dias, buscando reduzir ao máximo esse prazo. Isso porque profissionais mais bem integrados à cultura da companhia alcançam os níveis de desempenho esperados mais rápido.

Para fazer isso, a empresa designa um mentor para cada novo colaborador que irá acompanha-lo neste período de integração, acelerando a curva natural de maturidade dele.

Como resultado desta mentoria, o novo colaborador consegue absorver o legado da companhia através da transferência de conhecimento do mentor (o mesmo conhecimento que o novo colaborador levaria muito mais tempo para adquirir ao longo do tempo na empresa), tornando-se autônomo para seguir trilhando seu caminho.

A mentoria, portanto, traz um efeito colateral importantíssimo para o novo colaborador: a integração rápida minimiza ou até anula hesitações e dúvidas de permanência na empresa.

Consequentemente, a empresa mantém controlado seu índice de turn over, trabalhando a retenção dos colaboradores por meio da mentoria.

Em tempos de alta competição e cintos apertados, o que tira o sono dos executivos de RH é encontrar as melhores estratégias para diminuir a perda de profissionais, o grande capital da companhia.

O fato é: perder pessoas, todas as empresas perdem. A questão é como fazer para não perder as pessoas erradas. E nisso, a mentoria é uma grande aliada para as empresas.

Leia também no blog
Artigos Relacionados
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

contato@escoladementores.com.br

WhatsApp: 11 99218-2969